Hipoclorito de Sódio, Cloro ou Água Sanitária?
Não é tudo a mesma coisa?
É comum encontrar essa dúvida presente em nossos clientes. Mas afinal, o que difere cada um deles?
Para que você não cause nenhum transtorno ou acabe danificando algum material, vamos te contar o que significa cada nomenclatura e para que serve cada um deles.
Cloro
O cloro é uma substância química encontrada em estado gasoso, portanto no seu estado puro “original” é impossível de encontrar no comércio.
Após passar por procedimentos que o comprimem a baixas temperaturas, seu estado muda para liquido, o qual é frequentemente encontrado em diversos locais.
Seu uso se dá para branqueamento de tecidos, fabricação de PVC, produtos para tratamento de piscinas, entre outras indicações.
Hipoclorito de Sódio
Hipoclorito é obtido através de um a reação entre o cloro com uma solução diluída em soda cáustica, resultando em Hipoclorito de Sódio. Geralmente contém de 10 a 13 % de cloro ativo.
Este é um produto bastante forte e concentrado, por conta disso é aconselhável utilizá-lo dissolvido em água. Mas independente da forma que você optar por utilizar, não esqueça de usar equipamentos de proteção.
É usado para desinfectar águas destinadas ao consumo humano, dentro de piscinas, limpeza pesada de calçadas e caixas d’água e até mesmo na limpeza de laboratórios e hospitais. É usado, ainda, como matéria-prima para fabricação de águas sanitárias.
Água Sanitária
Se forma a partir da dissolução de Hipoclorito em água sanitária.
É utilizado para branqueamento de tecidos, limpeza leve da caixa d’água e desinfecção em geral. Tem um forte poder germicida.
Á água sanitária possui em sua composição 2,5% de cloro ativo, portanto quando você falar para alguém sobre ela, se refira a água sanitária e não cloro como se costuma dizer.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre cada produto, adquira aquele que melhor atende as suas necessidades.