Como Desentupir Encanamentos?

Por Equipe Limpar em

Já teve sua Caixa de Gordura Entupida?

É muito comum ocorrer o entupimento da caixa de gordura da cozinha. O que acaba gerando um tremendo transtorno. Porém nem sempre sabemos lidar com situações assim.

Dicas de Conservação

A caixa de gordura faz parte do sistema de esgoto, acoplada a saída da pia e também de máquinas de lavar roupas. Sua função é reter a gordura antes que ela chegue nas tubulações e caía na rede pública.

Primeiro, para que sua caixa não lhe cause problemas, você deve cuidar muito bem dela, isto é, deve-se realizar limpezas periódicas, sempre verificando o estado de conservação.

Segundo, sua caixa só pode entupir de gordura porque você está deixando ir pelo ralo restos de alimentos gordurosos, que se depositam nas paredes do encanamento e dificultam a passagem da água.

Funcionamento

A caixa de gordura tem um funcionamento bem simples. Ela recebe a água que vem da cozinha e armazena. Essa mesma água é escoada com um pouco de óleo e gordura.

O objetivo da caixa é separar esses dois componentes, dificultando assim o entupimento. Por dentro da caixa tem-se uma parede divisória que possibilita a passagem da água por baixo.

Como a gordura é mais leve que a água, ela fica boiando e não consegue passar pela mesma passagem da água. Assim apenas a água vai para a rede pública enquanto a gordura fica presa na caixa.

Como Desentupir

Como você mesmo já imaginou, a gordura acaba enchendo a caixa depois de um tempo, e causa entupimento.

Para garantir uma limpeza completa, você pode fazer uso de Soda Cáustica, produto extremamente eficaz para remoção de gorduras, possui alto teor desincrustante e atua como facilitador.

O que é Soda Cáustica

Soda cáustica é o nome popular da substância chamada Hidróxido de Sódio. Tem formação a partir de uma reação química onde cloreto de sódio é decomposto, dando origem ao um sólido branco – a Soda.

O seu poder desengordurante a torna um dos principais ingredientes para a produção do sabão caseiro, além de ser usada para limpar e desentupir encanamentos.

Como Escolher

Apresenta duas versões, cada uma com sua especificidade. Vamos te mostrar a diferença entre elas.

  • Soda Cáustica em Escamas

É obtida através do processo de evaporação da soda cáustica líquida, tornando-se um produto de alta solubilidade e reatividade em água. Tem maior concentração e, consequentemente, mais poder de limpeza.

  • Soda Cáustica Líquida

É usada nos processos industriais de limpeza de componentes e de fabricação de produtos como detergentes e desinfetantes, além de produtos para desentupimentos residenciais.

Dicas

Ao manuseá-la é preciso ter alguns cuidados.

  • Use óculos e máscara para evitar que partículas se desprendam no ar e vão em direção aos seus olhos ou que você inale.
  • Use luvas de borracha até o cotovelo e se for preciso coloque botas.
  • Vista-se com roupas de manga cumprida.

A soda é um produto com alto poder corrosivo, por isso é de extrema importância que você manuseie com total segurança.

Medidas de proteção podem evitar queimaduras e outros problemas prejudiciais a saúde.

#sodacaustica